O sensor de pressão de óleo monitora a pressão do óleo, fica localizada na maioria das vezes perto da bomba de óleo ou filtro. Para fazer isso ele é aparafusado no bloco ou no cabeçote do motor onde ele recebe a pressão de óleo e em casos de baixa pressão de óleo ele mandará um sinal para o painel do carro onde acenderá uma luz no painel indicando que há um problema no sistema de lubrificação.
O sensor de pressão de óleo é um dos sensores mais importantes do veículo, em casos em que a luz no painel de baixa pressão de óleo venha acender deve-se verificar imediatamente qual foi a causa pois um motor com baixa pressão de óleo irá sofrer um desgaste em suas peças interna extremamente rápido em que irá gerar custos altos em reparos.
A seguir vamos ver alguns fatores que levam o sensor de óleo mandar o sinal para o painel de baixa pressão de óleo, lembrando que caso o sensor for incorreto para o modelo do veiculo que ele foi instalado ele poderá acender a luz no painel.
-
Nível de óleo baixo
-
Óleo com baixa viscosidade
-
Bomba de óleo defeituosa
-
Excesso de folga nos mancais
-
Válvula reguladora de pressão emperrada em aberta
-
Borra de óleo
-
Pescador sujo
-
Vazamentos
-
Sensor incorreto
-
Fiação do sensor com soldas
-
Sensor sujo ou desgastado
-
Conexões do chicote quanto a oxidações, aterramento e rompimento
Os defeitos que levam ao sensor de pressão de óleo a enviar o sinal de baixa pressão de óleo são esses, agora vamos ver o porque isto ocorre:
-
O nível de óleo deve ser checado frequentemente pois por mais justo que seja as folgas de um motor o consumo de óleo e inevitável, o baixo nível de óleo faz com que o sistema de lubrificação perca sua pressão ideal.
-
O óleo possui um limite de uso determinado pelo o seu fabricante, que possa ser por quilometragem ou tempo de uso, ao passar do limite determinado pelo fabricante o óleo começa a perder suas características e com isso perdendo sua viscosidade fazendo com que o sistema de lubrificação perca sua pressão ideal.
-
Todos os componentes de um motor tem uma vida útil e a bomba de óleo após um determinado período de tempo poderá vir a perder sua eficiência fazendo com que o sistema de lubrificação perca sua pressão ideal.
-
O motor após um longo período de uso poderá vir apresentar folgas internas, essas folgas quando estão em excesso fazem com que o sistema de lubrificação perca sua pressão ideal.
-
A válvula reguladora de pressão é um componente que após um determinado período poderá vir a apresentar emperramento assim fazendo com que o sistema de lubrificação perca sua pressão ideal.
-
Após um tempo poderá vir a forma uma borra de óleo nos dutos que passam o óleo e isso fará com que o sistema de lubrificação perca sua pressão ideal.
-
Vários casos em que a luz no painel venha a acender é provável que seja por causa do pescador de óleo que possui uma tela de filtragem que pode vir após um determinado tempo ficar suja bloqueando a passagem de óleo para o motor e assim fazendo com que o sistema de lubrificação perca a sua pressão ideal.
-
Vazamentos fazem com que o sistema de lubrificação não tenha uma boa vedação fazendo com que ele perca sua pressão ideal, verifique por vazamentos de óleo.
-
O sensor pode ter sido trocado em algum momento por um que não tenha aplicação no veiculo que ele esta sendo usado, isso pode ocasionar em leituras incorretas, sempre verifique o numero do sensor no catalogo aplicação.
-
Em algum momento alguém pode ter feito uma solda na fiação do chicote do sensor, isso faz com que ele perca a sua referencia apresentando leituras incorretas.
-
Problemas de chicotes quanto a oxidações e rompimento podem ser facilmente verificados utilizando o esquema elétrico do veiculo e um multímetro.
-
Todos os sensores possuem uma vida útil e após um determinado tempo o sensor poderá parar de funcionar, abaixo explicaremos como testar este sensor.